10 Dicas de Confeitaria para Iniciantes

Por Fernanda Estrela

A confeitaria vem ganhando um grande destaque nos últimos tempos. Desde programas culinários com foco nessa arte, até a grande quantidade de pessoas que, por conta do desemprego, começaram a ter a confeitaria como sua primeira opção de renda.

Se você tem amor pela cozinha, paciência e quer transformar um hobby em profissão, continue lendo e descubra algumas dicas que podem mudar TUDO para uma confeiteira iniciante!

 

  1. Sempre pré-aqueça o forno na temperatura recomendada

Se você está com tudo pronto para colocar no forno e, só aí, percebeu que esqueceu de pré-aquecer, para tudo e liga isso antes, menina! Se colocar sua massa para assar com o forno ainda frio, ela vai começar a ficar pronta “antes do tempo” recomendado e desregular toda a sua receita!

 

  1. Não abra o forno

As vezes a gente quer mesmo dar uma olhadinha para saber se tudo está correndo bem. Pra isso, tenha uma lâmpada própria para forno instalada. Assim, você consegue ver como está indo a sua massa, sem abrir. Ah! Bom lembrar: não abra a porta do forno nos 30 primeiros minutos, ou seu bolo pode ficar solado.

 

  1. Cuidado ao fazer o teste do palito

Assim como abrir o forno, espetar o palito no bolo antes dos 30 primeiros minutos, também pode acabar gerando um bolo solado. Para evitar isso, espere passar esse tempo e aí, se a massa estiver com a aparência sequinha, você espeta. Saiu seco? Então está bom!

4

  1. Nivele tudo

Na hora de colocar os ingredientes secos, medidos em xícaras e colheres, coloque a quantidade sem apertar, depois passe a faca por cima, nivelando, e essa será a quantidade correta.

 

  1. A peneira vai ajudar

Pode até parecer bobagem a princípio, mas peneirar os ingredientes secos, antes de misturar tudo, os deixa mais aerados, e isso deixará o seu bolo bem mais fofinho!

 

  1. Clara em neve? Espere!

Se a receita do seu bolo pede clara em neve na massa, deixe para colocá-la por último, só antes do fermento. Depois, misture devagar, usando um fouet ou colher grande, fazendo movimentos de cima para baixo, deixando a massa mais aerada e, mais uma vez, resultando em um bolo fofinho!

shutterstock_447550504

  1. Atenção para os ovos

Dê preferência para usar sempre os ovos em temperatura ambiente, na hora de colocar na massa, assim, ela vai crescer melhor. Porém, se não tiver jeito e tiver que usá-los gelados, o líquido da receita precisa estar morno.

 

  1. Cuidado com a quantidade

A massa crua deve ficar no máximo na metade da assadeira, para não correr o risco de o seu bolo crescer demais e acabar fazendo uma bela sujeira no forno! Porém, se a massa for de pão-de-mel, ela deve ir só até 1/3 da assadeira, porque esse tipo de massa cresce muito com o calor e precisa de mais espaço.

 

  1. Atenção para cortar o bolo

Se for cortá-lo ao meio, para colocar recheio, use uma faca de serra que seja maior do que o bolo. Assim, você terá a garantia de que está cortando ele retinho, pois a faca passará de uma ponta a outra.

 10. Cubra o Bolo

Se você terminou de assar o bolo e ainda não pode rechear ou fazer qualquer finalização, deixe-o coberto com um plástico filme até a hora que for usar, assim você não corre o risco dele ressecar durante este período.

 

Gostou das nossas dicas?! Tem algum “pulo do gato” que quer compartilhar com a gente? Comenta aí em baixo e segue a nossa página no Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades que compartilhamos por lá.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário