10 Dicas para um Bolo Perfeito

Por Fernanda Estrela

Além de saber fazer uma boa cobertura e um bom recheio, uma confeiteira não pode errar no bolo! Afinal, pode estar tudo maravilhoso, mas é a hora da mordida, na qual vai conhecer o sabor, que faz a diferença para os clientes. Por isso, capriche na hora de fazer a sua massa ideal.
Para te ajudar nessa, separamos algumas dicas que serão muito úteis na hora de preparar um bolo PERFEITO, sem espaço para erros. Vamos conferir?

1. Leia a receita e separe os ingredientes

Faça o “mise em place”, ou seja, separe todos os ingredientes, já na quantidade indicada, antes de começar. Além de facilitar a sua vida na hora da preparação, isso também garante que você saberá que tem todos os ingredientes. Afinal, quem nunca percebeu que faltava um ovo só na hora de colocar?

2. Cuidado ao misturar os ingredientes

Nunca jogue toda a quantidade de uma só vez para misturar. Vá colocando aos poucos e batendo devagar, assim, a massa ficará mais aerada e, logo, seu bolo ficará mais fofinho. A farinha, por exemplo, vá peneirando em cima da mistura. Siga tudo a risca, sem preguiça!

3. Atenção para a clara em neve!2

Se sua receita pede clara em neve (Geralmente receitas para bolos mais fofinhos pedem), deixe pra colocá-la por último na massa e misture devagar. Batida em neve, a clara começa rapidamente a soltar um tipo de líquido que, se ficar parado na sua massa, pode acabar fazendo tudo desandar.

4. Para evitar pedacinhos caídos

Quer acrescentar algumas guloseimas a sua massa, como gotas de chocolate, por exemplo? A dica é passá-las, de leve, em um pouco de farinha de trigo, antes de jogar na sua massa. A farinha vai evitar que os pedacinhos afundem e fiquem no fundo da fôrma.

5. A regra do fermento

Muitos já sabem, mas é sempre bom relembrar: o fermento deve ser a última coisa a ser colocada na sua massa. Depois que entra em contato com um líquido, o fermento começa a reagir e, por isso, também não é bom usar farinha que já tenha fermento nele. Isso pode acabar desandando toda a sua massa.
Agora, você pode se perguntar: mas e se tiver clara em neve também (que acima falamos que você deveria deixar por último)? Coloque a clara e depois o fermento, mexa devagar e delicadamente e, logo depois, coloque no forno!

 

6. Temperatura do forno

Lembre-se sempre de deixar o forno pré-aquecendo, antes de colocar sua massa para assar, pelo menos por 10 minutos. Atenção também para a temperatura: caso a receita não peça uma específica, o padrão para assar um bolinho é 180º.

7. Evite um choque de temperatura

Seu bolo está pronto e lindo dentro do forno? Desligue e aguarde um pouco. Tirá-lo de uma temperatura de 180º para a temperatura ambiente pode acabar fazendo a massa murchar. Aliás, bancadas frias podem ser um terror para os bolos!

8. Na hora de desenformar

Primeiro, deixe que seu bolo esfrie por 20 ou 30 minutos, de preferência ainda dentro do forno. Depois disso, você pode polvilhar um pouquinho de açúcar no lugar onde vai colocar o bolo, para evitar que ele grude.

2

9. Para deixar o bolo molhadinho

Se quer rechear o seu bolo e quer que a massa fique molhada, ao mesmo tempo, você vai cortar o seu bolo na quantidade de camadas que quiser (use uma faca de pão para isso, maior do que o bolo), e usar a seguinte receita:

• Para 500 ml de água, 1 xícara de açúcar.
Mexa bem e ponha para ferver. Depois, deixe esfriar… O líquido deve ficar levemente amarelado, e você pode acrescentar essência, cravo ou canela em pau, se quiser. A partir daí, você irá pincelar essa calda em cima do seu bolo, antes de colocar o recheio entre as camadas. Sempre nessa ordem: Bolo > Calda > Recheio.

10. Bolo alto dos sonhos

Se você quer fazer um daqueles bolos que só crescem e crescem para cima, a dica é colocar papel manteiga na forma, antes da massa, e deixar um pedaço dele para fora. Assim, sua massa crescerá para o alto!

Curtiu nossas dicas? Então conta para a gente aquele pulo do gato, que só a vovó sabe! Lembre-se também que tudo é questão de testes e que cada forno é um forno, então conheça o seu e siga as receitas da forma que sabe que funciona, porém, não deixe de experimentar coisas novas, para aprimorar cada vez mais e, claro, compartilhar com a gente!

1 Resposta

  1. Valeu a dica, Os meus pao de ló estão ficando com o centro encruado ou embatumado, o que fazer?

Deixe um comentário