Coberturas simples e deliciosas

Coberturas simples e deliciosas

Por Fernanda Estrela

Não tem como não gostar de bolo… Desde aquele mais simples, só de baunilha ou de fubá da vovó, até os mais incrementados, cheios de andares… Todo mundo adora bolo! E para as confeiteiras, depois de tanto trabalho para acertar na massa, deixá-la fofinha, no ponto certo, ninguém quer errar na hora da cobertura ou calda e acabar com todo o trabalho, né?

Por isso, queremos te ajudar em mais uma missão e vamos dar algumas dicas para escolher o tipo de cobertura perfeita para o seu bolo, para você não errar na mão.

  1. Pasta americana

Queridinha na hora da decoração do bolo, a pasta americana oferece mil e uma possibilidades para a sua arte. Basicamente feita com açúcar impalpável e água, a pasta americana também pode conter gelatina incolor, glucose e manteiga na sua composição. Ela é ótima para usar em bolos que serão mais artísticos, com mais detalhes e também que ficarão em exposição por muito tempo, como os feitos para casamentos, 15 anos, etc.

5

  1. Buttercream

Muito comum em cupcakes e, principalmente, na confeitaria americana, o buttercream já ganhou o coração – e o estômago!- dos brasileiros. Essa cobertura é bem simples de se fazer e é indicada para bolos que forem ficar em locais refrigerados. A receita é fácil:

200 g de manteiga, 400 g de açúcar de confeiteiro peneirado, 2 colheres (sopa) de leite e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Todos vão juntos para a batedeira, em temperatura ambiente! Depois disso, basta colorir usando algum dos nossos corantes alimentícios.

  1. Merengue ou Marshmallow

Mais resistente ao calor do que o buttercream, o merengue é recomendado para o caso do seu bolo ter que ficar em algum lugar que não terá refrigeração. Porém não é recomendado para cobrir bolos INTEIROS, pois contém muito açúcar e pode deixar a combinação doce além da medida. Procure usar em detalhes, fazendo gotas puxadas para cima, usando bicos de confeiteiro.

Existem diversos tipos de merengue que você pode fazer aí mesmo na sua casa, para conhecer mais sobre suas variedades, confira nossa última postagem, sobre a confeitaria clássica.

3

  1. Ganache

Essa mistura já enche os olhos (e mexe com o estômago) só de olhar! Prática de se fazer e deliciosa, a ganache pode ser utilizada para cobrir o bolo por completo já que você decide quanto de açúcar terá na cobertura, podendo variar entre chocolate amargo, meio amargo, ao leite e branco, além de também poder colorir da forma que quiser. Para fazer, não tem mistério:

350g de chocolate em barra; 1 caixa de creme de leite. Pique todo o chocolate com uma faca e ponha em um recipiente próprio para micro-ondas, adicione o creme de leite e aqueça os ingredientes (em potência média) por 2 minutos. Tire e mexa, até que fique homogêneo. Caso necessário, volte com a mistura por mais 30 segundos para o microondas.

  1. Cream Cheese Frosting

Como já diz o nome, a cobertura é feita com cream cheese e é perfeita para se usar no famoso bolo red velvet, aquele vermelho MARAVILHOSO, que com certeza você já viu por aí. Ele tem uma boa consistência, ideal para ficar em temperatura ambiente, sem necessidade de preocupação. Sua preparação não é simples, mas também não é difícil, logo… Vale a tentativa!

 

  1. Açúcar de confeiteiro

Com a moda dos Naked Cakes, a cobertura ficou uma pouco de lado na hora de produzir esse bolo. Mas para não deixar de dar uma bela finalização, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro sobre ele, e decorá-lo com flores, dando um toque super especial e delicado, sem tirar a característica principal do bolo.

2

  1. Glacê Real

Essa cobertura é outra que é muito clássica e ideal para bolos que ficarão expostos muito tempo, já que também não depende de refrigeração para se manter bonito. O glacê real é ideal para bolos que terão finalização com desenhos em 3D, pois facilita muito esse processo de desenhar com a cobertura.

Gostou de mais um post sobre dicas para melhorar os bolos? Tem alguma dica essencial ou um pulo do gato que nós não conhecemos? Conta pra gente, compartilha aqui em baixo ou na nossa página do Facebook! Vamos adorar saber mais sobre você!

Nenhum comentário.

Deixe um comentário