Dicas para iniciar sua confeitaria em casa

Começar a trabalhar como confeiteira pode ser o sonho de muitas pessoas, mas com certeza não é fácil se preparar para fazer tudo em casa, na própria cozinha e ainda saber separar o tempo de trabalho com o da vida pessoal. É preciso ter certeza do caminho que você vai seguir, separar utensílios e ter um espaço razoável para ter manter um estoque pequeno (pelo menos), para não precisar ficar saindo para comprar ingredientes o tempo todo. Confira agora algumas dicas que, com certeza, irão facilitar –e muito- o início da sua produção de doces em casa!

  1. A confeitaria é um trabalho

A primeira dica, com certeza, é saber os dias que você vai trabalhar. Separe 8 horas (ou quantas preferir) diárias, para se dedicar ao seu serviço de confeiteira, e não vá além ou faça menos do que o tempo definido. Pense que a confeitaria agora é o seu trabalho e, como todo trabalho, por mais que você ache que não, sempre tem alguma coisa para fazer.

Defina qual será seu dia para comprar ingredientes e qualquer utensílio necessário. Separe um ou dois dias para entregas, e sempre que fechar um negócio, dê as duas opções na semana para o seu cliente. Lembre-se que isso deve ser muito bem organizado, ainda mais trabalhando sozinha, para que você não se perca.

3

  1. Organize sua casa

Trabalhar em casa não é fácil, mas você pode resolver isso tendo um cantinho só seu para trabalhar. Se não tiver como separar um cômodo só para o seu trabalho de confeiteira, pelo menos instale prateleiras e/ou armários nos quais você possa guardar todo seu material de forma organizada, onde ninguém além de você irá mexer.

Tenha todos os ingredientes que comprou na semana organizados, assim como os seus utensílios, dessa forma você sempre vai saber o que precisa comprar, o que não, etc… Além disso, não economize na hora de comprar sua matéria prima: Ingredientes de qualidade, geram bolos de qualidade.

  1. Tenha controle do seu dinheiro

De cara, todo negócio começa devagar. Então, procure não sair comprando o melhor forno, a batedeira de última geração… Comece pegando poucos pedidos, para ter noção do que os seus eletrodomésticos conseguem fazer, depois disso, você pode começar a pesquisar outros itens e, aí sim, ir melhorando a qualidade dos seus utensílios.

O que nos leva a…

1

  1. Reinvista no seu negócio!

Quando ganhamos dinheiro com um negócio próprio, é tentador gastar tudo aquilo que você acabou de receber, mas controle esse ímpeto e se volte para o seu negócio! No início, você deve reinvestir 100% daquilo que receber, seja comprando mais material, seja para utensílios que serão necessários ou mesmo para organizar o local onde você trabalha. Fique atenta às necessidades que você tem no dia-a-dia, anote tudo e, no seu dia de compras semanal, pegue aquilo que recebeu e use para a sua confeitaria caseira.

Também vale fazer cursos de especialização de confeitaria, afinal, também é uma forma de investir no seu crescimento e do seu negócio. Você pode conferir nossos próximos cursos e aulas Celebrate neste link.

Lembre-se que divulgação também é um tipo de investimento, então, não deixe de fazer uma página no Facebook, grupos do Whatsapp, um Instagram, ou mesmo contar com a ajuda de alguém que entenda de redes sociais, para divulgar a sua empreitada!

  1. Faça testes!

Antes de sair divulgando o seu trabalho, faça testes com vários doces. Peça ajuda da sua família e amigos para provarem seus produtos e decidirem os que mais agradam, para serem os primeiros que você irá oferecer. Teste coberturas, recheios e massas, e decida, com ajuda, quais tem o melhor custo-benefício para você e também que irão agradar a clientela.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir começar sua confeitaria em casa de forma organizada e tranquila. Lembre-se de confiar no seu trabalho e não dar ouvidos aos pessimistas de plantão. Confeitaria deve ser feito com amor, então se dedique e tudo dará certo!

Já montou sua confeitaria em casa? Começou o negócio e tem alguma dica imperdível para compartilhar? Conta pra gente! Vá até a nossa página no Facebook, curta, e converse com a gente por lá também!

1 Resposta

  1. Gosto muito de confeitaria. Sei que preciso testar receitas mas sempre tem uma que é coringa. Via bem com recheios simples , normalmente o que faz sucesso. Menos é mais! Tem alguma receita nesse sentido?

Deixe um comentário