Tipos de corante para bolo

Na confeitaria, além de gostoso, o bolo precisa ser bonito, afinal, também é feito para comer com os olhos! Fazer uma pessoa desejar o bolo desde a hora que o vê, faz toda a diferença na hora da venda. Para isso, devemos caprichar no uso dos corantes, tanto na massa, quando nas coberturas e recheios, dando uma cara ainda mais bonita para o seu doce!

Vale lembrar que as cores ‘preto’ e ‘vermelho’ são as mais difíceis de serem atingidas, principalmente na pasta americana. Portanto, caso seja essa a sua necessidade, prefira uma que já venha pintada dessas cores.

Caso você queira pintar chantilly, deixe para colorir apenas no final, quando ele já estiver pronto e mexa beeeeem delicadamente!

Para te ajudar a ser mestre na arte de colorir o bolo, trouxemos algumas dicas de como utilizar corantes comestíveis de diversos tipos. Os corantes são vendidos em vários formatos e texturas, cada um adequado para um tipo diferente de receita, dependendo do que você deseja.

  1. Corante em Gel

gel

Este é o tipo mais econômico, com o melhor custo-benefício. O corante em gel tem uma alta concentração de cor e, por isso, com pouca quantidade, colore rapidamente. Além disso, ele é recomendado mais para bases sólidas ou semi sólidas, como pasta americana e glacê, já que fica uniformemente homogêneo e de forma rápida. Para facilitar ainda mais, você também pode criar novos tons, misturando os corantes antes de aplicar. Vale lembrar também que o corante em gel não altera a textura do alimento.

  1. Corante Líquido

liquigelComo já diz o nome, este corante é líquido e, por isso, ele se dispersa mais facilmente. Sabendo disso, ele é mais indicado para bases  firmes, como a própria massa do bolo e cremes. Apesar de ser líquido, esse corante não altera a textura do alimento, tanto que é muito utilizado para colorir chocolate branco, dando um efeito mais lúdico.

Caso queira dar um efeito bem leve, você pode aplicar o corante com um aerógrafo, que é uma ferramenta de pintura. Os corantes líquidos, geralmente, são encontrados em cores mais básicas, e você pode misturá-los para gerar cores diferentes.

  1. Corante em Pó

Com grande poder de pigmentação, o corante em pó é indicado para bases líquidas, já que pode ser diluído facilmente em qualquer líquido. Para aproveitá-lo melhor, você também pode diluir em uma quantidade pequena de água, formando uma pasta, e fazer um trabalho de pintura em cima do doce. Porém, vale lembrar, que sua fixação não será muito longa.

  1. Corante em Spray

Esse é o tipo mais prático de corante, já que está pronto para ser usado. Basta que você o aplique na superfície do doce, até atingir o efeito e a cor desejados! Se você quer uma cor bem viva, brilhante e talvez com um efeito um pouco metalizado, ele é a melhor escolha para a sua receita.

gel cintilanteE uma última dica para você: quando for tingir um creme ou pasta, coloque o corante e aguarde por 30 minutos, antes de colocar mais. Geralmente, a cor escurece depois de um tempo descansando e, então, você poderá conseguir o tom desejado usando menos do seu corante.

Você pode conferir e comprar todos os tipos de corantes Celebrate aqui no nosso site e receber diretamente na sua casa ou confeitaria!

E aí, gostou das nossas dicas? Já fez algum bolo ou cupcake mega colorido? Compartilhe tudo com a gente, na nossa página do Facebook ou no nosso Instagram! :)

Nenhum comentário.

Deixe um comentário