Tipos de Corantes para Confeitaria

Você sabe para que serve cada tipo de corante? É comum as pessoas ficarem em dúvida quanto à utilização dos corantes de acordo com seu tipo. Por este motivo, vamos esclarecer aqui as diferenças e aplicações para cada um. Existem os corantes lipossolúveis, que se dissolvem mais facilmente em receitas com mais gordura e são indicados especialmente para chocolates ou manteiga. E também os hidrossolúveis, que se dissolvem melhor em receitas com mais água em sua composição, tais como glacê, chantilly, pastas, etc.

Na confeitaria, os tipos de corantes mais utilizados são: gel, líquido e pó.

CORANTE EM GEL: Pode ser utilizado em qualquer tipo de alimento (doce e salgado). Possui alto rendimento e com apenas algumas gotas já é possível colorir o produto desejado. Uso ideal para pasta americana, pasta para flores, glacê real, chantilly (não todos), marshmallow pois não alteram sua consistência original e é fácil chegar ao tom desejado, variando a intensidade conforme se utiliza mais ou menos corante. Na utilização em chantilly e marshmallow, colocar depois de batido, já nas pastas acrescentar no centro e ir amassando a mesma até que a cor fique homogênea por toda a pasta. Algumas tonalidades são fotossensíveis, ou seja, podem desbotar com a exposição à luz (natural ou artificial), como rosa e lilás.

catalogo_celebrate_2016_paginas_16 A 27_COMESTIVEIS - Final.indd

A Celebrate possui uma linha de corantes em gel com fórmulas concentradas, ótimo rendimento e lindas cores. São 28 tonalidades para você atingir todas as nuances que sua criatividade mandar!

cores

CORANTE LÍQUIDO: Em alimentos como massas, doces, confeitos e bebidas, é utilizado para realçar a cor. Mas na confeitaria, é muito usado para quem gosta de trabalhar com pinturas na pasta americana, doces foundados e também na aerografia. Não é muito indicado para glacê, pois pode alterar a consistência do mesmo.

CORANTE EM PÓ: Na confeitaria, os corantes em pó são muito utilizados para fazer sombreamento e dar volume em folhagens, flores e outras modelagens. Não é necessário diluição, mas caso necessário, pode-se utilizar álcool de cereais ou essências de bolos. O corante em pó diluído fica com consistência semelhante ao do corante líquido, podendo ser utilizado também para pinturas e até pincelar pasta americana que não foi previamente colorida.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e facilitado seu trabalho.

Não deixe de conferir os Cursos Celebrate que oferecemos por todo Brasil.

Cursos e Aulas Celebrate 

 

 

Referência: Blog Ateliê Adoçando Vidas

4 Respostas

  1. Ola boa tarde, gostaria de tirar um duvida. Ja li sobre emulsificante para cobertura se a mesma usada em sorvete ou nao. E uma pena que vcs nao tem na minha cidade. Aqui nao acho cursos para decoracao de bolo do fico na vontade. Agradeco a atencao. Grande abraço.

  2. Ola so uma dúvida.
    Esse azul retrô é o mesmo que o Tiffany?

    Obrigada

    • Olá, Patrícia.
      Não. O corante mais aproximado que temos do Tiffany, é o turquesa;

      Atenciosamente,

  3. Ola eu sou a Jurema e vivo em Angola. (Luanda) gostaria de saber onde estão localizado. quero fazer o curso de confeitaria. como faço e tem vídeos aulas a venda?

Deixe um comentário