Crianças no mundo encantado da Confeitaria

Por Fernanda Estrela

Se a confeitaria encanta e conquista cada dia mais adultos, que dirá as crianças, que vivem num mundo completamente mágico dentro das suas cabecinhas. A confeitaria apresenta novas possibilidades para as pessoas e, junto com elas, as crianças chegaram se embrenhando e também se apaixonando pelo assunto.

Além disso, temos que lembrar o quão saudável é este ambiente para os menores, que estão em fase de descobrimento e precisam conhecer novos sabores e aromas, para aprimorar seu crescimento.

Desenvolver atividades culinárias com as crianças pode ser de grande ajuda aos pais, afinal, os pequenos aprendem noções de responsabilidade, além de precisar sentir, amassar, cheirar, tocar, cortar e, principalmente provar o que se está preparando. Assim, eles deixam de ter preconceito com a aparência dos alimentos e passam a se sentir importantes e necessários, pois deixam de ser excluídos na hora de ir para a cozinha, além de preparar lindos bolos, cupcakes e docinhos!

images

Apesar de todos os cuidados que deve-se ter em mente ao deixar as crianças na cozinha, também é importante lembrar que a grande razão para isso é brincar e aprender. Para começar, deixe a cozinha organizada para elas. Tire os itens que não serão usados da vista, deixe os fios elétricos, panelas e o que há de mais perigoso fora do alcance e, se tiverem que usar algum desses itens, vigie de perto!

Procure a receita certa, planeje todo o processo antes e compartilhe isso com as crianças, para que se sintam incluídas! Na hora de decidir o que vão preparar, procure receitas com características lúdicas, como os cupcakes com cores de unicórnios, biscoitos com cortes de estrelas, carrinhos, corações, nuvens, etc… Usar pasta de goma colorida é uma boa forma de começar, para que elas manuseiem, recortem e façam formas diferentes, estimulando a imaginação.

Em meio a tantas vantagens de se ter as crianças fazendo atividades divertidas de confeitaria, começaram a surgir programas de culinária focados nesses pequenos cozinheiros! Tanto com eles participando, quanto tendo eles como foco. As opções são as mais diversas: tem para os que só fazem a confeitaria, tem para as crianças que gostam de cozinhar, mas fazem coisas simples e tem para aquelas que são verdadeiros chef mirins, se dando melhor na cozinha do que mundo adulto por aí!

celebrateAssistir a esse tipo de programa é ótimo também para os adultos que, além de se encantar com a fofura e ingenuidade das crianças na cozinha, também passam a entender que esse lugar não precisa ser visto sempre como um local proibido para os pequenos.

Na Celebrate, comemorando a semana da criança, também tivemos nossa dose de fofura! Fizemos uma oficina KIDS, na qual a criançada produziu deliciosos biscoitos e, claro, comeram tudo depois!

Agora, que tal você pegar as dicas dadas aqui e pôr a mão na massa? Ou melhor… Deixe as crianças colocarem a mão na massa! Leve-as para a cozinha, prepare uma receita bem gostosa e compartilhe nas redes sociais, com o seu novo mini chef!

Nenhum comentário.

Deixe um comentário